terça-feira, 18 de dezembro de 2012

61° Seminário do GEL



Estão abertas as inscrições para o 61° Seminário do GEL, que será realizado na Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, nos dias 10,11 e 12 de Julho de 2013.
Apenas os associados do GEL podem apresentar trabalhos nos seminários. Na modalidade painel, os alunos de graduação podem apresentar trabalhos sem a necessidade de se associar. 
Os que têm interesse em apresentar trabalho no evento, devem concluir o processo de associação antes do dia 14/02,  por meio do site do GEL.
No site é possível encontrar todas as edições da Revista de Estudos Linguísticos. 
Mais informações em: http://www.gel.org.br/novo/



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Noite Literária - Colégio Guilherme Campos



O Colégio Estadual Guilherme Campos, localizado na cidade de Campo do Brito, realizará na próxima terça-feira (18/12), às 19h a Noite Literária. Haverá apresentações de vídeos produzidos pelos alunos da instituição como Tieta, Memórias de um Sargento de Milícias, Morte e Vida Severina, Família composta, O Beijo do Asfalto e O auto da Compadecida, além de outras apresentações realizadas ao vivo. O Colégio Guilherme Campos tem 59 anos de compromisso e responsabilidade com a educação e seus alunos. Curtam a página do Colégio em:  https://www.facebook.com/ceguilhermecamposoficial?fref=ts

Meu king-kong predileto ou Há olhos sob as telhas - Christina Ramalho



Meu king-kong predileto nasceu por volta dos anos 80, num final de tarde, na Tijuca. É, pois, um king-kong carioquíssimo. E, como tal, não poderia deixar de ser uma mistura de graça com irreverência e muita ironia! Cultivo-o na memória como uma lição de vida preciosa. E, embora saiba que, revelando-o, entrego-me ao cadafalso, eis sua história:
Fui estudante da Faculdade de Arquitetura da UFRJ. Nessa época, morava na casa de meus padrinhos, na Tijuca, e, por isso, era passageira constante do ônibus  634 – Praça Saens Pena/Dendê, o único que me levava à ilha do Fundão. De manhã, bem cedinho, inaugurava a fila do ponto final e, à tarde, descia do ônibus no mesmo ponto de onde partira. No vai-e-vem casa/faculdade, costumava fazer da janela tela para os pensamentos, e tudo o que via transformava-se de repente ora em lembranças ora em sonhos.
Essa mania de brincar com as cenas do cotidiano e fazer das pessoas, animais, carros e construções modelos para meus devaneios foi reforçada por uma interessante aula sobre telhados na faculdade de arquitetura. A partir das palavras do professor, pude perceber que, apesar do meu hábito de observar o mundo à minha volta, jamais me dera conta do universo vermelho, cinza e pontiagudo dos telhados da cidade. Saí da aula ansiando pela oportunidade de rever minha paisagem e descobrir segredos desconhecidos.
 Sentei-me no primeiro banco do ônibus do velho 634, e, voltando para casa, passei a observar os inúmeros e diversos tipos de telhados que nossa cidade apresenta aos olhos dos interessados no assunto. Incrível perceber que até então nada disso tinha sido observado. Redescobri a cidade. Telhas francesas, telhas canais, telhas de amianto, telhas coloridas, telhados de duas, quatro águas... A luz do sol escondia-se discretamente, entre prédios altos, árvores e montanhas, mas, vez por outra, era possível observar o contraste entre o alaranjado que se esparramava pelo céu e as pontas triangulares dos telhados. Pude vislumbrar mãos em oração buscando o céu. Era lindo.
De repente, ao olhar para o lado do motorista, dei com o mesmo me olhando de forma acintosa. Estava sendo descaradamente paquerada. Eu, tão inocente, a devanear entre as cumeeiras e rosas-de-vento! Quem dava àquele sujeito o direito de invadir a privacidade de meus pensamentos obrigando-me a pensar nele? Quem lhe dava o direito de me olhar com aqueles olhos apertados, prontos para uma piscadela oferecida? Aborrecida, maquiei na face a mais perfeita máscara de desprezo, olhei em seus olhos atrevidos e virei, solene, meu rosto em direção à minha sedutora amiga, a janela.
Qual não foi minha surpresa ao constatar que, entretida com os telhados da cidade, não percebi a chegada ao ponto final e o decorrente desembarque de todos os passageiros!!
O pobre do motorista, esnobado como havia sido, ainda teve a gentileza de me sorrir, embora, por dentro, devesse estar gargalhando sem parar... Creio ter-lhe oferecido, então, o sorriso mais amarelo do mundo. Arqueei as sobrancelhas num misto de vergonha e pedido de perdão, peguei o recém-nascido king-kong no colo e saí de fininho, porta afora, incrédula.
Sob as telhas da Tijuca, olhos abstratos me olhavam. Pude sentir, pela primeira vez, que eu fazia parte do espetáculo da vida. Ninguém assistira a meu ridículo, mas eu sabia: o mundo é espectador e meu ridículo invadirá as vertigens tempo e eu serei sempre a protagonista dessa comédia.
 Quase vinte anos depois, volto-lhe em palavras, meu caro motorista: desculpe-me o gesto áspero, o pensamento preconceituoso e, principalmente, a expressão de superioridade. King-kongs costumam ser assim. Chegam para arrasar. No meu caso, quase não sobraram pernas para carregar meu corpo envergonhado ônibus afora.

(crônica publicada no livro Colheita de uvas, 2002)

Acessem o site da Profa. Christina Ramalho: http://www.ramalhochris.com/ 
Lá, vocês encontram fotopoemas, pinturas, poemas, contos e crônicas, poesias, novos escritores, eventos e muito mais. Sempre estaremos postando crônicas da professora, aqui no nosso blog. E viva a leitura!


domingo, 16 de dezembro de 2012

III SINALEL




O III SINALEL ocorrerá durante o período de 11 a 14 de junho de 2013, será realizado no Campus Catalão da UFG.
O tema do evento é LINGUAGEM, CULTURA, IDENTIDADE E ENSINO e aceitará propostas de Grupos de Trabalhos (GTs) e Mesas Redondas nas áreas citadas e na área de Letras: literatura e linguística, bem como trabalhos que vislumbram o ensino dessas duas subáreas do curso de Letras. Os trabalhos poderão ainda enfatizar questões culturais e de identidade. As inscrições para comunicação nos GTs estarão disponíveis até o dia 28/02, há também a opção na modalidade pôster. O valor da taxa de inscrição é R$ 40,00 (com apresentação de trabalho) e R$ 30,00 (sem apresentação de trabalho). Veja mais em:   http://www2.catalao.ufg.br/page.php?site_id=109

sábado, 15 de dezembro de 2012

Os sapos - Manuel Bandeira


Enfunando os papos, 
Saem da penumbra, 
Aos pulos, os sapos. 
A luz os deslumbra. 

Em ronco que aterra, 
Berra o sapo-boi: 
- "Meu pai foi à guerra!" 
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!". 

O sapo-tanoeiro, 
Parnasiano aguado, 
Diz: - "Meu cancioneiro
É bem martelado. 

Vede como primo 
Em comer os hiatos! 
Que arte! E nunca rimo 
Os termos cognatos. 

O meu verso é bom 
Frumento sem joio. 
Faço rimas com 
Consoantes de apoio. 

Vai por cinquüenta anos 
Que lhes dei a norma: 
Reduzi sem danos 
A fôrmas a forma. 

Clame a saparia 
Em críticas céticas:
Não há mais poesia, 
Mas há artes poéticas..." 

Urra o sapo-boi: 
- "Meu pai foi rei!"- "Foi!" 
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!". 

Brada em um assomo 
O sapo-tanoeiro: 
- A grande arte é como 
Lavor de joalheiro. 

Ou bem de estatuário. 
Tudo quanto é belo, 
Tudo quanto é vário, 
Canta no martelo". 

Outros, sapos-pipas 
(Um mal em si cabe), 
Falam pelas tripas, 
- "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!". 

Longe dessa grita, 
Lá onde mais densa 
A noite infinita 
Veste a sombra imensa; 

Lá, fugido ao mundo, 
Sem glória, sem fé, 
No perau profundo 
E solitário, é 

Que soluças tu, 
Transido de frio, 
Sapo-cururu 
Da beira do rio...

Poema de Manuel Bandeira apresentado na Semana de Arte Moderna de 22, o autor não pôde comparecer, mas mandou seu poema. 

Ensino Tradicional

                                                   Pink Floyd - Another Brick in the Wall



Pesquisando sobre a aula de Metodologia do Ensino Aprendizagem de Línguas, ministrada pelo Prof. Fabio que na última aula falou sobre esse vídeo do Pink Floyd, resolvi postá-lo aqui no blog. O clipe é uma crítica ao Ensino Tradicional, onde o professor decide tudo, se mantém distante dos alunos, traz o conteúdo pronto e o aluno passivamente o executa, onde aprender é sinônimo de repetição e escola não pode ser confortável, pois o aluno não pode se distrair. 
Com a "educação nova" que surgiu há muito tempo atrás por causa das decepções com a educação tradicional, passou a ser notada uma grande preocupação com a educação e com a escola, porém ainda não vemos nenhum resultado positivo e gradativo na nossa educação, parece que as teorias são aprendidas, no entanto, não são cumpridas na sala de aula e continuam utilizando ainda o método tradicional. 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Não te Amo - Almeida Garret



Não te amo, quero-te: o amor vem d'alma.
E eu n'alma – tenho a calma,
A calma – do jazigo.
Ai! não te amo, não.

Não te amo, quero-te: o amor é vida.
E a vida – nem sentida
A trago eu já comigo.
Ai, não te amo, não!

Ai! não te amo, não; e só te quero
De um querer bruto e fero
Que o sangue me devora,
Não chega ao coração.

Não te amo. És bela; e eu não te amo, ó bela.
Quem ama a aziaga estrela
Que lhe luz na má hora
Da sua perdição?

E quero-te, e não te amo, que é forçado,
De mau, feitiço azado
Este indigno furor.
Mas oh! não te amo, não.

E infame sou, porque te quero; e tanto
Que de mim tenho espanto,
De ti medo e terror...
Mas amar!... não te amo, não.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Por avaliação do MEC, curso de Letras de Itabaiana recebe nota 5 (conceito máximo)



A avaliação do MEC foi feita em 52 cursos da Universidade Federal de Sergipe, no último ano. O nosso curso - Letras-português (Itabaiana) - foi o grande destaque, recebeu o conceito 5, nota máxima. Dos 52 cursos, 29 receberam conceito 4, 21 cursos conceito 3 e o curso de Química Industrial Bacharelado recebeu o conceito 2, por esse motivo, esse curso será incluído no cronograma de visitas do MEC.
Para a nossa chefe do Departamento (DLI), Mariléia Reis “a obtenção de uma nota desta grandeza reflete a soma de ações conjuntas entre a direção do campus, chefia de departamento, docentes e discentes”. 
Parabéns a todos que fizeram e fazem o curso de Letras - Ita.


Curso de Letras de Itabaiana tem mestrado aprovado para 2013


O campus de Itabaiana tem mestrado aprovado para ser iniciado em 2013, no segundo período. Trata-se do PROFLETRAS, mestrado profissional. Segundo aprofessora Mariléia Reis, chefe do Departamento de Letras de Itabaiana,  "o PROFLETRAS foi aprovado pela CAPES, no final de novembro, que será oferecido em rede nacional, com participação de 42 Instituições Federais de Ensino Superior e que tem como objetivo formar professores da Educação Fundamental para o ensino da Língua Portuguesa. Será presencial aos sábados e terá atividades a distância também”.

Com 1.000 vagas, que serão distribuídas entre as instituições associadas, o público-alvo do Programa são os docentes egressos de cursos de graduação em Letras e áreas afins, preferencialmente que estejam atuando no Ensino Fundamental da escola pública, embora também esteja aberto aos docentes da rede privada.
O PROFLETRAS congregará 281 professores de todo o País - pesquisadores respeitados na área e experientes nas especialidades demandadas.
“Toda iniciativa de inclusão é sempre bem-vinda, especificamente quando o investimento se dá na formação docente: com a interiorização dos mestrados, oferecemos à macrorregião de Itabaiana (todo o agreste sergipano) a oportunidade de os professores que já atuam na rede pública de ensino (também na particular) voltarem à universidade para sua formação continuada, para que, a curto prazo, possamos otimizar a melhoria em suas práticas em sala de aula, no que se refere ao ensino de leitura, escrita e compreensão textual”.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte coordenará o Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), “porque, entre as universidades candidatas, era a que tinha o perfil mais adequado à proposta”, afirmou Dermerval da Hora de Oliveira, coordenador da área de Letras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A professora Mariléia esclarece que, na UFS, o PROFLETRAS será oferecido em dois campi: em Itabaiana e em São Cristóvão. E os professores responsáveis pela articulação do Projeto foram Raquel Meister Ko Freitag (São Cristóvão) e Carlos Magno (Itabaiana).
Com previsão para funcionar em 2013, o PROFLETRAS terá como área de concentração “Linguagens e Letramento” e duas linhas de pesquisa: “Teorias da Linguagem” e “Ensino e Leitura e produção Textual: diversidade social e práticas docentes”.



Este inferno de Amar - Almeida Garret


Este Inferno de Amar


Este inferno de amar - como eu amo!
Quem mo pôs aqui n'alma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida - e que a vida destrói -
Como é que se veio a atear,
Quando - ai quando se há-de ela apagar?

Eu não sei, não me lembro: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... - foi um sonho -
Em que paz tão serena a dormi!
Oh! que doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim! despertar?

Só me lembra que um dia formoso
Eu passei... dava o sol tanta luz!
E os meus olhos, que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez ela? eu que fiz? - não no sei;
Mas nessa hora a viver comecei...


O vídeo foi apresentado no seminário de Literatura Portuguesa II, Participantes: Carla Andréa (maquiadora e prompter); Dayane Alves (atriz); Flávio Passos (ator) e Jeferson Rodrigues (cinegrafista)


Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Oportunidade de Bolsas de Extensão (PIBIX)

Estão abertas inscrições para o PIBIX. Para a área de Letras, há oportunidade de bolsas remuneradas e voluntárias para os projetos: Análise de Textos persuasivos e Oficinas de Estímulo à fruição do texto lírico, coordenados pelas professoras Márcia Mariano e Christina Ramalho, respectivamente. Para fazer sua inscrição vá até o site: www.sigaa.ufs.br, informe seus dados, clique na opção "Bolsas - Oportunidade de Bolsa", selecione "Extensão", digite "2013" e selecione o "Campus Professor Alberto Carvalho", em seguida, clique em "Buscar" e escolha sua opção. 

Reunião do Conselho do Departamento de Graduação em Letras - Dia: 14/12/2012


PAUTA

1-   Informes.
2-   Aprovação da Ata da reunião do dia 25/11/2012
3-   Revista Interdisciplinar.
4-   Edital de concurso professor adjunto: encaminhamentos tomados.
5-   Solicitação DEAPE – Tabela SIGAA – designar comissão.
6-   Processo da profa. Maria Emília: leitura da ata do DLEV e encaminhamento do processo ao GRH para providências cabíveis.
7-   Rescisão de contrato STEEL e UFS x secretária DLI.
8-   Apresentação do relatório final do curso de extensão "Nossas canções: poesia e MPB" da profa. Christina.
9-   O que houver

Apresentação do Blog


Este blog tem o intuito de informar alunos e professores da área de letras, do Campus de Itabaiana, com assuntos que tratem especificamente do curso de Letras-Português. Todos nós sabemos que vivemos num mundo em que constantemente surgem notícias de variados temas e público diferente. A partir daí sugerimos: Por que não um jornal específico para o curso de letras? Ora, se diariamente lemos notícias de diversos assuntos, nada mais justo lermos algo voltado para aquilo que escolhemos estudar no intuito de nos tornarmos profissionais competentes.
O objetivo geral deste blog é noticiar fatos e experiências de graduandos e professores da área de letras, além de exporem suas críticas acerca das disciplinas, do curso, do campus, dos professores, e também do próprio blog.
Pretendemos divulgar no nosso blog: entrevistas com algum professor ou aluno do curso; trabalhos publicados de professores e alunos; coluna informativa a respeito de cursos, concursos, fóruns, palestras; fazer pesquisas a respeito do ensino em nossa região; uma coluna de recadinhos, a qual os leitores poderão escrever para alguém, fazer críticas a respeito do campus, do curso.
Como representante discente do curso de Letras - Português, do Campus Professor Alberto Carvalho, trataremos também de assuntos relacionados às reuniões que acontecem mensalmente no nosso Departamento (DLI), ficará disponível a Ata de todas as reuniões e, a partir da próxima reunião, passaremos em cada sala apresentando os assuntos que serão discutidos e quais os posicionamentos dos alunos em relação aos assuntos que serão discutidos na reunião seguinte.
Devemos esclarecer que este blog surgiu a partir de uma aula da Professora Márcia Mariano. O objetivo, no início, era de criar um site e um Jornal impresso, porém não obtivemos apoio e decidimos criar o blog por ser uma ferramenta fácil de ser manejada e muito eficaz. A professora Jaqueline também nos incentivou muito para a construção do Jornal que acabou se tornando este blog. Obrigado pelo apoio de vocês!
Espero que todos gostem e sugestões sempre serão bem vindas.